segunda-feira, 10 de abril de 2023

Aula 13 - Energização de Varivolt Trifásico

Esse tipo de autotransformador pode ser empregado na produção de uma tensão CA variável a partir de uma fonte de tensão CA fixa. Este tipo de   autotransformador variável é geralmente usado em laboratórios científicos em escolas e faculdades. Sendo comumente conhecido como Variac.

A construção de um autotransformador variável, ou variac, é a mesma do tipo fixo. Um único enrolamento primário enrolado em torno de um núcleo magnético laminado é usado como primário fixo. Em contrapartida, o TAP em vez de ser fixado em algum ponto é montado de forma variável. Ou seja, a tensão secundária pode ser variada através de uma escova de carbono tocando o primário. Essa escova de carbono desliza ao longo de uma seção exposta do enrolamento primário, fazendo contato com ela à medida que ela se move, fornecendo o nível de tensão necessário. Em outras palavras, um autotransformador variável contém uma derivação variável.

O autotransformador variável é geralmente projetado com um número alto de espiras. Dessa maneira, é possível produzir uma tensão secundária de alguns volts até frações de um volt. Isso é conseguido porque a escova ou o controle deslizante de carbono está sempre em contato com uma ou mais voltas do enrolamento primário. Como as bobinas primárias estão uniformemente espaçadas ao longo de seu comprimento, a tensão de saída se torna proporcional à rotação angular.

A ficha de análise de grandezas elétricas - Alicate Amperímetro – Varivolt trifásico está disponível em: 23_08_18 FRT - Análise -Tensão Corrente e Potência Elétrica em Varivolt trifásico  com Alicate Amperímetro.

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/08/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário