Figura 01 - Motores monofásicos. |
Isso impede que tenham torque de partida, tendo em conta que no rotor se induzem campos magnéticos alinhados ao campo do estator.
Para solucionar o problema de partida, utilizam-se enrolamentos auxiliares, que são dimensionados e posicionados de forma a criar uma segunda fase fictícia, permitindo a formação do campo girante necessário para a partida. Assim, teremos um enrolamento de armadura com duas partes: um enrolamento principal, que é conectado diretamente à rede de alimentação.
A outra parte é o enrolamento secundário que pode ser ligado em série com um capacitor e esse circuito é ligado em paralelo com o circuito principal. Desta maneira, a corrente elétrica que circula pelo enrolamento auxiliar está adiantada em aproximadamente 90° da corrente do enrolamento principal.
No motor monofásico de Imã Permanente o rotor é um ímã permanente que gira entre dois eletroímãs estacionários. Como os eletroímãs são alimentados por corrente alternada, seus pólos invertem suas polaridades conforme o sentido da corrente inverte. O rotor gira enquanto seu pólo norte é 'puxado' primeiramente para o eletroímã esquerdo e 'empurrado' pelo eletroímã direito.
Figura 02 - Esquema de Motor de imã permanente |
Veja dados técnico de motores com polo distorcido no link: << 16_03_001 Motor Monofásico – Imã Permanente e Shaded-Pole >>
Figura 03 - Motor Polo Distorcido. |
02 - Motor Monofásico com Campo Distorcido Motor de indução monofásico com campo distorcido ou pólos sombreados (Shaded–Pole) apresenta um enrolamento auxiliar curto-circuitado.
Figura 04 - Esquema de Motor de imã permanente e Gráfico de Torque x Velocidade |
Os motores de campo distorcido apresentam baixo conjugado de partida (15 a 50% do nominal), baixo rendimento (35%) e baixo fator de potência (0,45). Normalmente são fabricados para pequenas potências, que vão de alguns milésimos de cv até o limite de 1/4cv. Pela sua simplicidade, robustez e baixo custo, são ideais em aplicações tais como: ventiladores, exaustores, purificadores de ambiente, unidades de refrigeração, secadores de roupa e de cabelo, pequenas bombas e compressores, projetores de slides, toca discos e aplicações domésticas.
03 - Motor Monofásico com Capacitor Permanente
Figura 05 - Esquema de Motor de capacitor permanente |
Figura 06 - Torque x Velocidade em Motor de capacitor permanente |
Veja dados técnico de motores com polo distorcido no link: << 16_03_004 Motor Monofásico com Capacitor Permanente >>.
04 - Motor monofásico com fase dividida com dois terminais
Figura 07 - Esquema de Motor de fase dividida |
Figura 08 - Gráfico de Torque x Velocidade |
Um motor de fase dividida tem o torque significativamente menores devido à redução do ângulo de fase entre as correntes do enrolamento principal e auxiliar.
Figura 09 - Ligação de Motor de fase dividida |
Figura 10 - Esquema de Motor de capacitor de partida |
Diagrama elétrico disponível em: 15_02 _002 Motor Monofasico Polo Distorcido.pdf |
O valor de tensão maior é sempre igual a duas vezes o valor de tensão menor, sendo que os valores mais utilizados são 220V para o de maior tensão e 110V para o de menor tensão. Não é possível inverter o sentido de rotação desse motor. Pelo diagrama a seguir, os terminais 1 e 2 são conectados a uma metade e os terminais 3 e 4 à segunda metade do enrolamento. As duas partes do enrolamento devem ser ligadas em série se a tensão de alimentação for de 220V. Se a tensão de alimentação for 110V, as duas partes do enrolamento devem ser ligadas em paralelo, como mostra a figura ao lado.
Veja dados técnico de motores com polo distorcido no link: << 16_03_004 Motor Monofásico com duas tensões >>.
06 - Motor monofásico com fase dividida e capacitor de partida
Figura 11 - Esquema de Motor de capacitor de partida e Gráfico de Torque x Velocidade |
Diagrama elétrico disponível em: 15_02 _002 Motor Monofasico Capacitor de Partida.pdf |
Devido ao fato de o cruzamento das curvas não ocorrer sempre no mesmo ponto e, ainda, o disjuntor centrífugo não abrir sempre na mesma velocidade, é prática comum fazer com que a abertura aconteça, na média, um pouco antes do cruzamento das curvas. Após a desconexão do circuito auxiliar, o seu funcionamento é idêntico ao do motor de fase dividida.
07 - Motor Monofásico com Dois Capacitores
Figura 12 - Esquema de Motor de dois capacitores e Gráfico de Torque x Velocidade |
O motor com dois capacitores (Two Value Capacitor) é um motor que utiliza as vantagens dos dois anteriores: arranque como o do motor de capacitor de partida e funcionamento em regime idêntico ao do motor de condensador permanente.
Figura 13 - Esquema de Motor de polo saliente e Gráfico de Torque x Velocidade |
Diagrama elétrico disponível em: 15_02 _001 Motor Monofasico Capacitor Permanente.pdf |