terça-feira, 9 de maio de 2023

Aula 18 - Motores elétricos trifásicos de 6 terminais

Figura 01 - 6 terminais do
motor de indução trifásico
Os motores de 6 terminais são projetados para trabalhar em 2 tensões , conexão "Δ" ( Triângulo)  para baixa tensão e  conexão “Y”   (Estrela) para alta tensão.  A relação entre as tensões é de 1,732 (raiz quadrada de 3) para 1, exemplo 220/380 volts. A tensão mais alta é sempre uma conexão em estrela .
Os motores de indução trifásicos são fabricados com padrões da Comissão Elétrica Internacional "IEC Motors".

Eles possuem uma placa de terminais alojada dentro da caixa de conexões.

O borne possui layout padronizado e identificação dos terminais dos enrolamentos do estator, com letras U, V e W, conforme diagrama da figura a seguir.

A distância entre os terminais verticais e horizontais é igual, e normalmente possui três placas de cobre, com dois furos separados por essa distância, de forma que dois terminais possam ser  unidos eletricamente  entre si. Os enrolamentos podem ser conectados em estrela ou em triângulo.
Figura 02 - Sistema de conexão
de terminais simétrico

Lembremos que estamos falando de motores com padrões “IEC”, onde os valores de seus parâmetros de projeto possuem a frequência nominal de 60 Hertz.
Se conectarmos um motor trifásico de 220 volts e 60 Hz. Em sistema trifásico de 220 volts e 50 Hz. A rotação do motor diminuirá 20%, na prática se essas ligações forem feitas serão levadas em consideração as alterações nos parâmetros mecânicos e elétricos. 

© Direitos de autor. 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 11/12/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário