quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Aula 34 - Energização de Motor Monofásico com Campo Distorcido

Motor de indução monofásico com campo distorcido ou polos sombreados (Shaded–Pole) apresenta um enrolamento auxiliar "curto-circuitado". O motor de campo distorcido se destaca entre os motores de indução monofásicos, por seu método de partida, que é o mais simples, confiável e econômico. 
Uma das formas construtivas mais comuns é a de polos salientes, sendo que cerca de 25 a 35% de cada polo é enlaçado por uma espira de cobre em curto circuito. A corrente induzida nesta espira faz com que o fluxo que a atravessa sofra um atraso em relação ao fluxo da parte não enlaçada pela mesma. 
O resultado disto é semelhante a um campo girante que se move na direção da parte não enlaçada para a parte enlaçada do polo, produzindo conjugado que fará o motor partir e atingir a rotação nominal. 
Diagrama elétrico disponível em:
15_02 _002 Motor Monofasico Polo Distorcido.pdf
O sentido de rotação depende do lado que se situa a parte enlaçada do polo, consequentemente o motor de campo distorcido apresenta um único sentido de rotação. Este geralmente pode ser invertido, mudando a posição da ponta de eixo do rotor em relação ao estator. 
Quando se alimenta o estator o fluxo do campo criado induz uma voltagem na bobina sombreada como se ela fosse o secundário de um transformador.
A corrente induzida está fora de fase com a corrente principal que alimenta o campo (indutora) e consequentemente o fluxo no polo sombreado se encontra defasado do fluxo principal. O resultado é semelhante a um campo girante que vai da parte não abraçada para a abraçada. O sentido de rotação depende de onde se encontra a parte abraçada. Como a defasagem é menor que 90 graus e o fluxo no polo sombreado não é muito forte o torque de partida deste motor só chega a metade do nominal.
Os motores de campo distorcido apresentam baixo conjugado de partida (15 a 50% do nominal), baixo rendimento (35%) e baixo fator de potência (0,45). Normalmente são fabricados para pequenas potências, que vão de alguns milésimos de cv até o limite de 1/4cv. Pela sua simplicidade, robustez e baixo custo, são ideais em aplicações tais como: ventiladores, exaustores, purificadores de ambiente, unidades de refrigeração, secadores de roupa e de cabelo, pequenas bombas e compressores, projetores de slides, toca discos e aplicações domésticas.
Apesar de sua aparente simplicidade, o projeto deste tipo de motor é de extrema complexidade, envolvendo conceitos de duplo campo girante, campos cruzados e complexa teoria eletromagnética.

Veja dados técnico de motores para micro ventiladores que são construídos com motores de campo distorcido no link: <<  16_03_001 Motor Monofásico – Campo Distorcido  >>.

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Ultima atualização: 03/03/2016

4 comentários:

  1. faltou como mudar o sentido de rotação, não me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentido de rotação depende do lado que se situa a parte enlaçada do pólo, conseqüentemente o motor de campo distorcido apresenta um único sentido de rotação. Este geralmente pode ser invertido, mudando a posição da ponta de eixo do rotor em relação ao estator.

      Excluir
    2. boa tarde conforme o colega falou ai em cima ,tambem nao entendi como mudar o sentido de rotaçao do moto...

      Excluir
    3. nesse motor, para vc mudar o sentido de rotação é necessário desmontá-lo, isto é, retirar o rotor e recolocá-lo de maneira invertida, com o estator invertido em relação ao eixo.
      O que eu quero dizer é, tira o eixo rotor por um lado do estator e o reentrodusa pelo outro lado do estator.

      Excluir