sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Aula 33 - Energização de motor monofásico com capacitor de partida

O Motor de indução com partida por capacitor foi construído a partir de um motor de fase dividida, no qual foi adicionado um capacitor o qual é usado para dar partida em um motor de indução monofásico através do enrolamento auxiliar, após a partida o capacitor é desligado por uma chave centrífuga quando o motor estiver em velocidade. Além disso, o enrolamento auxiliar pode ter muito mais voltas de fio mais fino do que o usado em um motor de resistência de fase dividida para diminuir o aumento excessivo de temperatura. O resultado é que há mais torque de partida disponível para cargas pesadas, como compressores de ar condicionado.
Esta configuração de motor funciona tão bem que está disponível em tamanhos de vários cavalos de potência, sendo muito usado em aplicações comerciais e rurais.
A capacidade dos condensadores de partida, determinada experimentalmente pelos fabricantes de motores, varia ao variar a potência do motor, conforme a tabela abaixo com limite máximo até 1 c.v.


O Motor Monofásico com Capacitor de Partida é semelhante ao de fase dividida. A principal diferença reside na inclusão de um capacitor eletrolítico em série com o enrolamento auxiliar de partida. 
O capacitor permite um maior ângulo de defasagem entre as correntes dos enrolamentos principal e auxiliar, proporcionando assim elevados conjugados de partida. Como no motor de fase dividida, o circuito auxiliar é desconectado quando o motor atinge entre 75% a 80% da velocidade síncrona. 
Neste intervalo de velocidades, o enrolamento principal sozinho desenvolve quase o mesmo conjugado que os enrolamentos combinados. Para velocidades maiores, entre 80% e 90% da velocidade síncrona, a curva de conjugado com os enrolamentos combinados cruza a curva de conjugado do enrolamento principal de maneira que, para velocidades acima deste ponto, o motor desenvolve menor conjugado, para qualquer escorregamento, com o circuito auxiliar ligado do que sem ele.
Devido ao fato de o cruzamento das curvas não ocorrer sempre no mesmo ponto e, ainda, o disjuntor centrífugo não abrir sempre na mesma velocidade, é prática comum fazer com que a abertura aconteça, na média, um pouco antes do cruzamento das curvas. Após a desconexão do circuito auxiliar, o seu funcionamento é idêntico ao do motor de fase dividida.
Diagrama elétrico disponìvel em: 
Motor Monofásico Capacitor de Partida
Com o seu elevado conjugado de partida (entre 200% e 350% do conjugado nominal), o motor de capacitor de partida pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações e é fabricado em potências que vão de 1/4 cv a 1,5 cv.

O diagrama elétrico da Partida Reversora por Chave Eletromecânica está disponível no link a seguir: Motor Monofásico de capacitor de partida: 16_04_23 DM Monofásico Capacitor ;

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Ultima atualização: 25/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário