sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Aula 29 - Energização de motor Dahlander


Figura 01 - Diagrama de motor Dahlander.
Os motores assíncronos em corrente alternada tem a sua operação na produção de um campo magnético rotativo produzido pelos três bobinas fixas com um desfasamento de 120° e correntes alternadas com o mesmo ângulo de fase elétrica. A velocidade do motor não depende do valor da tensão, mas o valor da frequência da rede de energia AC e o número de pares de pólos magnéticos da máquina, conforme fórmula abaixo, onde: N : Velocidade em rotações por minuto (rpm); f : frequência em Hz; e p : Número de pares de pólos.
Deduz se, portanto, que as técnicas mais significativas para variar a velocidade de um motor de indução em um ponto envolve a modificação do número de pólos que têm a máquina ou alterar o valor da frequência. 
Quanto a sistemas para variar a velocidade de agir sobre o número de pólos do motor incluem: Os motor de enrolamentos independentes e o motor Dahlander ou a modificação da frequência da rede elétrica com uso de conversores de frequência.
Figura 02 - Polos consequentes e ativos
em motor Dahlander

Motor de indução trifásico Dahlander
O Motor de indução Dahlander proporciona velocidades diferentes em um mesmo eixo. Na grande maioria, são para apenas um valor de tensão, pois as religações disponíveis geralmente permitem apenas a troca das velocidades. A potência e a corrente para cada rotação são diferentes. 
Este é  um  motor  com  enrolamento  especial  que  pode  receber  dois  fechamentos  diferentes,  de  forma  a  alterar  a  quantidade  de  pólos, proporcionando,  assim,  duas  velocidades  distintas,  mas  sempre  com  relação 1:2. Exemplos: 4/2 pólos (1800/3600 rpm); 8/4 (900/1800 rpm).
F1 - Velocidade 
síncrona 
de motor
A ligação Dahlander permite uma relação de pólos de 1:2 o que corresponde a mesma relação de velocidade. Quando a quantidade de pólos é maior a velocidade é mais baixa, quando é menor a velocidade é mais alta. Isso decorre da Formula : n = 120 x f x (1-s) / p, quando a freqüência é 60 Hz, onde n = velocidade , p o número de pólos, s = escorregamento e f a freqüência.

Diagrama Elétrico de Motor Dahlander D / YY Manual: 16_04_27 Dahlander D/YY Manual .


© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Ultima atualização: 02/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário