Resumo de aulas de Máquinas Elétricas ministradas no Cursos Técnico em Eletroeletrônica e Eletricista de Manutenção.
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
Aula 35 - Energização de Motor Monofásico de Pólos Salientes
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Aula 34 - Energização de Motor Monofásico com Campo Distorcido
Diagrama elétrico disponível em: 15_02 _002 Motor Monofasico Polo Distorcido.pdf |
sexta-feira, 8 de setembro de 2023
Aula 33 - Energização de motor monofásico com capacitor de partida
Neste intervalo de velocidades, o enrolamento principal sozinho desenvolve quase o mesmo conjugado que os enrolamentos combinados. Para velocidades maiores, entre 80% e 90% da velocidade síncrona, a curva de conjugado com os enrolamentos combinados cruza a curva de conjugado do enrolamento principal de maneira que, para velocidades acima deste ponto, o motor desenvolve menor conjugado, para qualquer escorregamento, com o circuito auxiliar ligado do que sem ele.
Diagrama elétrico disponìvel em: Motor Monofásico Capacitor de Partida |
O diagrama elétrico da Partida Reversora por Chave Eletromecânica está disponível no link a seguir: Motor Monofásico de capacitor de partida: 16_04_23 DM Monofásico Capacitor ;
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Ultima atualização: 25/02/2016
sexta-feira, 1 de setembro de 2023
Aula 32 - Motores de indução monofásicos de Tesla
Figura 01 - Motor de indução polifásico de Nicolas Tesla |
A maioria dos motores em corrente alternada são motores de indução. Os motores de indução são muito utilizados devido à sua robustez e simplicidade. Cerca de 90% dos motores industriais são motores de indução.
Nikola Tesla concebeu os princípios básicos do motor de indução polifásico em 1883 e tinha um modelo de meio cavalo-vapor (400 watts) em 1888. Tesla vendeu os direitos de fabricação para George Westinghouse por US$ 65.000.
A maioria dos motores industriais grandes (> 1 HP ou 1 kW) são motores de indução polifásicos . Por polifásico, queremos dizer que o estator contém múltiplos enrolamentos distintos por pólo do motor, acionados por ondas senoidais correspondentes deslocadas no tempo.
Bobina única de um motor monofásico
Figura 03 - O motor 3-φ funciona com a potência 1-φ, mas não dá partida. |
A bobina única de um motor de indução monofásico não produz um campo magnético rotativo, mas sim um campo pulsante atingindo intensidade máxima em 0° e 180° elétricos.
Outra visão é que a bobina única excitada por uma corrente monofásica produz dois fasores de campo magnético em contra-rotação, coincidindo duas vezes por revolução a 0° (figura 02-a) e 180° (figura 02-e). Quando os fasores giram para 90° e -90° eles se cancelam na figura c.
Figura 04 - O estator monofásico produz um campo magnético pulsante e não rotativo |
O rotor apresentará um deslizamento de 200% - 10% em relação ao fasor do campo magnético em contra-rotação. Pouco torque (ver curva de torque vs escorregamento), além de uma ondulação de frequência dupla, é desenvolvido a partir do fasor em contra-rotação. Assim, a bobina monofásica desenvolverá torque, assim que o rotor for acionado.
Se o rotor for iniciado na direção reversa, ele desenvolverá um torque igualmente grande à medida que se aproxima da velocidade do fasor girando para trás.
Os motores de indução monofásicos possuem uma gaiola de esquilo de cobre ou alumínio embutida em um cilindro de laminações de aço, típico dos motores de indução polifásicos.