quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Aula 38 - Energização de Motor Monofásico com Dois Capacitores

Uma variação do motor com capacito de partida é o motor com dois capacitores, a ideia é dar partida no motor com um capacitor relativamente grande para alto torque de partida, mas deixar um capacitor de valor menor no lugar após a partida para melhorar as características de funcionamento sem consumir corrente excessiva. A complexidade adicional do motor acionado por capacitor é justificada para motores de tamanho maior.
O capacitor de partida de motor pode ser um capacitor eletrolítico não polarizado de ânodo duplo que pode ser dois capacitores eletrolíticos polarizados + para + (ou - para -) conectados em série. Esses capacitores eletrolíticos com classificação CA têm perdas tão altas que só podem ser usados ​​para operação intermitente (1 segundo ligado, 60 segundos desligado), como na partida de motores. Já o capacitor para funcionamento permanente do motor não deve ser de construção eletrolítica, mas sim um tipo de políester com menor perda.

O Motor monofásico com dois Capacitores é uma "mistura" dos 2 anteriores: possui um capacitor de partida, desligado através de chave centrífuga quando o motor atinge cerca de 80% de sua rotação síncrona, e um outro que se encontra permanente mente ligado. 
Com isso, possui todas as vantagens daqueles motores: alto conjugado de partida, alta eficiência e fator de potência elevado. No entanto seu custo é elevado e só é fabricado para potências superiores a 1 cv.
O motor com dois capacitores (Two Value Capacitor) é um motor que utiliza as vantagens dos dois anteriores: arranque como o do motor de capacitor de partida e funcionamento em regime idêntico ao do motor de condensador permanente. 

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Ultima atualização: 03/03/2016

2 comentários:

  1. Possuo um motor deste, porem gostaria de inverter a rotacao dele. Esta correto pegar o bobinado de partina com todos os capacitores e inverter?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite vcs tem esquema elétrico. Para partir motor monofásico de 7.5 cv

    ResponderExcluir