terça-feira, 3 de outubro de 2023

Aula 37 - Energização de Motor Monofásico com Capacitor Permanente

No Motor Monofásico com Capacitor Permanente  (Permanent-Split Capacitor) o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam permanentemente energizados. O efeito deste capacitor é o adiantamento da corrente no enrolamento auxiliar aumentando, com isso, o conjugado máximo, o rendimento e o fator de potência, além de reduzir sensivelmente o ruído. 
Construtivamente são menores e isentos de manutenção pois não utilizam contatos e partes móveis, como nos motores anteriores. Porém, seu conjugado de partida normalmente é inferior ao do motor de fase dividida (50% a 100% do conjugado nominal), o que limita sua aplicação a equipamentos que não requeiram elevado conjugado de partida, tais como: máquinas de escritório, ventiladores, exaustores, sopradores, bombas centrífugas, esmeris, pequenas serras, furadeiras, condicionadores de ar, pulverizadores, etc. São fabricados normalmente para potências de 1/50 a 1,5 cv.
No gráfico há características do conjugado x velocidade. O baixo torque de partida ocorre pois o capacitor não está dimensionado para proporcionar o equilíbrio na partida, mas para condições de rotação nominal.
Eliminando o interruptor centrífugo pode reduzir significativamente o custo de fabricação. 
Neste tipo de motor o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam sempre ligados e não possuem chave centrífuga. Tem características similares ao motor trifásico, como rendimento e fator de potência. 
Diagrama elétrico disponível em:
15_02 _001 Motor Monofasico Capacitor Permanente.pdf


Geralmente são fabricados com potências de 0,2 a 1,5 CV.
O capacitor é escolhido de modo que a corrente que passa pelo enrolamento auxiliar seja a mesma que passa pelo enrolamento principal. O valor do capacitor depende de sua finalidade, beneficiar o arranque ou manter a rotação e normalmente fica entre 4 e 10 uf (microfarad).
O motor com capacitor permanente é considerado o mais confiável dos motores monofásicos, principalmente por não usar chave centrífuga. Neste motor é possível alterar a velocidade facilmente, com a mudança do valor do capacitor.
Após alcançar a velocidade nominal é mais silencioso e vibra menos que os outros motores monofásicos além de permitir a reversão instantânea da rotação. A exemplo, temos as lavadoras de roupas, nas quais a centrifugação ocorre no sentido inverso aos dos molhos e enxágues, e os ventiladores de teto.

Veja dados técnico de motores para micro ventiladores que são construídos com motores de capacitor permanente no link: <<  16_03_003 Motor Monofásico – Capacitor permanente  >>.


© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Ultima atualização: 03/03/2016

Um comentário:

  1. As informações acima, estão corretas, conforme os catálogos e as pesquisas na internet, Só que deveria complementar com mais duas informações o rpm das duas velocidades e a corrente.

    Giovanni N°10 T3E

    ResponderExcluir